sábado, 5 de setembro de 2009

Vitrúvius - O arquiteto da Antiguidade - Roma




Marcos Vitrúvio Polião, em latim Marcus Vitruvius Pollio, foi um arquiteto e engenheiro romano que viveu no século I a. C. e deixou como legado a sua obra em 10 volumes, aos quais deu o nome de De Architectura (aprox. 40 a.C.) que constitui o único tratado europeu do período grego-romano que chegou aos nossos dias e serviu de fonte de inspiração aos diversos textos sobre construções, hidráulicas, hidrológicas e arquitetônicas desde a época do Renascimento.
Os seus padrões de proporções e os seus princípios arquiteturais: utilitas, venustas e firmitas (utilidade, beleza e solidez), inauguraram a base da Arquitetura Clássica.
Atualmente há mais de 80 manuscritos conhecidos sobre o “Da Arquitetura”, porém, pouquíssimos apresentam as ilustrações originais executadas pelo próprio Vitrúvio, sendo que mesmo quando estas estão presentes, restam dúvidas quanto à sua fidelidade relativamente às originais.
A principal evidência da influência dos textos de Vitrúvio durante a Idade Média são as igrejas, construídas seguindo muitos princípios descritos pelo autor, que nunca descreveu igrejas especificamente, mas Templos e Basílicas, nos quais os arquitetos medievais podiam ter-se, eventualmente, baseado.
Um importante fato que ajudou no processo de “esquecimento” da obra de Vitrúvio durante a Idade Média foi a falta de formação acadêmica dos arquitetos, pois a arquitetura era classificada como uma espécie de artesanato, que deveria ser aprendida através da prática com arquitetos experientes.
Uma outra possível explicação para a quase inexistência de evidências da influência de Vitrúvio na Idade Média é o fato de que, com o período da Arquitetura Gótica, Vitrúvio poderia ter sido deixado de ser uma referência, pois não apresenta referências, no seu “Da Arquitetura”, a respeito de abóbadas ou arcos, literais características do período Gótico.
Provavelmente, a mais importante influência deixada por Vitrúvio para a Idade Média é o estudo e a descrição da Arquitetura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário